Ads 468x60px

Blogger Tips And Tricks|Latest Tips For Bloggers Free Backlinks

6 de março de 2013

São Paulo FC no Pacaembu - Vamos lotar?



Na próxima quinta-feira, também conhecida como AMANHÃ, o São Paulo entrará em campo para disputar sua terceira partida em casa pela Libertadores 2013. Até aqui foram duas vitórias - 5 x 0 contra o modesto Bolívar, e 2 x 1 na última semana, diante do The Strongest, também da Bolívia.

Depois de dois anos fora da principal competição do continente, o que se esperava era a adesão maciça da torcida, e procura acirrada pelos ingressos, mesmo na fase de grupos.

Pois bem: Depois de receber pouco mais de 42.000 torcedores para a partida contra o Bolívar - ainda pela Pré-Libertadores - o Tricolor estreou em sua casa, na fase de grupos, diante de menos de 32.000 torcedores, para vencer o The Strongest, com alguma dificuldade.

A capacidade do Estádio Cícero Pompeu de Toledo é de 67.042 pessoas, público atingido na final da Copa Sulamericana contra o Tigre/ARG. 

Para o jogo de amanhã, em virtude da punição recebida (ainda pelos incidentes na partida final da CSA), o São Paulo mandará sua partida no Estádio do Pacaembu. A lotação máxima do estádio municipal é de apenas 40.000 pessoas. Mesmo assim não há grande procura pelos ingressos, disponíveis ainda em todos os setores do estádio. A última parcial aponta para o total de 18.000 ingressos vendidos. Com isso cai o frágil "mito de que o Morumbi é longe", etc, etc., e que por isso não lota em jogos com menores atrativos...

Então, qual o real motivo deste "desinteresse" do torcedor são paulino?

Pessoalmente, acredito que um pouco da verdade passe pelo momento de algumas incertezas quanto ao verdadeiro rendimento do time. Ainda não podemos ver um futebol de "encher os olhos", é verdade... 

Mas já começamos a Libertadores de forma muito pior do que esta... E foi em 1992, por exemplo (derrota por 3 x 0 para o Criciúma). No ano do bi, em 1993, estreamos já nas oitavas, e perdendo do Newell's, por 2 x 0. Mesmo nos ano de Raí & Telê, a Libertadores foi conquistada com sangue e suor, diante de muitas dificuldades, mas principalmente: NO GRITO DA TORCIDA.

Em 2004, depois de quase 10 anos fora da Libertadores, nunca tivemos públicos inferiores a 40.000 pagantes ... a média foi superior a 56.000 ... e o time nem era tão bom quanto este de 2013 ...

Em 2005, a média foi de 49.000 ...

Desde que realmente decidimos ganhar a América e depois o Mundo, esta sempre foi nossa competição favorita. E nosso time, apesar de algumas dificuldades, vem de duas vitórias em casa na competição. Isto é o que importa!

Não estamos desclassificados, e nem cumprindo tabela, muito pelo contrário. Temos chances reais de classificação, mesmo como primeiro do Grupo - nada está definido.

Mas onde está nosso torcedor?

Esperando pela inevitável falta de ingressos dos mata-matas?

É claro que não temos ainda o Plano de Sócio Torcedor dos sonhos, nem estádio em padrões europeus, o horário não é o ideal, nem mesmo temos um elenco galáctico e sobrepujante aos rivais de toda a América. 

Mas quem entra em campo é o São Paulo Futebol Clube! Quem ama este clube tem  que estar lá pra apoiar, pra torcer, pra gritar, e até pra vaiar - se for o caso - no final da partida. Esta é a essência do futebol.

É claro que não há como termos toda nossa torcida em todos os jogos - não há e nem nunca haverá estádio capaz de receber nossos 18 milhões de torcedores ... Mas esta mesma massa de 18 milhões de aficcionados precisa estar bem representada, e não é com 18.000 torcedores no Pacaembu que o faremos ... Ainda mais quando a competição em questão é a Taça Libertadores da América!

Ninguém é mais ou menos torcedor porque vai ao estádio ou porque assiste em casa - admito. 

Mas quem vai ao estádio contribui e participa mais da vida do clube. Quem vai ao estádio se apaixona mais pelo clube, pelo time, pela história ... se sente parte dela, inclusive ...
Eu até conheço muita gente que mora em outros estados e morre de vontade de estar no Morumbi, no Pacaembu, ou onde mais o Tricolor for jogar. Mas as dificuldades são enormes para poder ver um ou dois jogos do time o ano todo.

Mas e os mais de 8 milhões de torcedores que estão na Grande São Paulo e no ABCD? Qual o motivo de tanto desinteresse?

Sei que os ingressos não são de graça, nem ao menos tão baratos quanto gostaríamos que fossem, mas quanto dinheiro não gastamos com coisas que nem ao menos nos dão esta sensação de alegria, que é estar em um estádio acompanhando um jogo do time do coração?

Nossa torcida é a que mais títulos importantes comemorou em toda história do futebol brasileiro. Nosso clube é motivo de orgulho e de alegria. Por que tantos hesitam, ou mesmo se negam a comparecer no estádio?

Libertadores é a nossa cara! Ainda tem um lugar esperando lá por você: http://www.totalacesso.com.br

E aí? Você vai ao jogo?

Espero que pelo menos 35.000 vozes estejam no Pacaembu para responder esta pergunta.

#AvanteMeuTricolor
@AleGBruno

2 comentários:

  1. Parabéns pelo texto.... E acho inadmissivel não lotar o Morumbi ou Pacaembu nos jogos da libertadores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Mandrake. Na Libertadores a torcida empurrando é fundamental.

      Excluir