Ads 468x60px

Blogger Tips And Tricks|Latest Tips For Bloggers Free Backlinks

10 de abril de 2014

Inicio Promissor

Noite gostosa para um bom jogo de futebol. E foi exatamente isso que rolou no Morumbi ontem. A torcida compareceu em um número surpreendente, jogou junto com o time e criou um ótimo ambiente para o jogo.

O São Paulo foi sempre superior ao adversário, nem podia ser diferente. Mesmo assim, relaxou em boa parte do primeiro tempo, principalmente depois que Alexandre Pato foi à rede, depois de receber uma assistência genial do Maicon. O jogo seguiu morno até o intervalo.

Muricy escalou o time que mais faz sentido para o atual elenco, manteve Osvaldo e sacou Pabón para a entrada do Pato. Isso não é difícil de justificar. Osvaldo recompõe bem na marcação, tem preparo físico acima da média, e ajuda muito sem a bola. Muricy ainda deslocou Ganso para a direita, sem a bola, para ocupar exatamente o espaço que Pabón ocupava. Com a posse de bola, Paulo Henrique tinha mais liberdade e acaba centralizando mais o seu posicionamento.

Pato tinha liberdade para flutuar pelos lados, centralizar, enfim, um jogador livre sem muito compromisso de posicionamento. Luís Fabiano, centralizado entre os zagueiros.

Douglas apoiava muito, com constância, sempre bem acompanhado de seu marcador. Já Álvaro Pereira guardava mais a posição, para não expor muito a defesa. Os volantes movimentavam bastante, sempre iniciando as jogadas e porque não, armavam o time, o que tira o peso e a responsabilidade do Ganso de ser o único armador da equipe. Nisso Pato também é fundamental. Como muitas vezes vem buscar o jogo, acabada dividindo a armação das jogadas com o 10 tricolor, o que confunde a marcação, dificultando-a. Nesse esquema, Ganso rendeu mais, pois a marcação tem que preocupar com mais de um armador, e isso o deixa com mais espaço, possibilitando que ele pense e comande o jogo.  Ganso, pra mim, foi o melhor do jogo. Rendeu muito nessa condição.

Obviamente o adversário não é parâmetro, mas gostei do São Paulo, do jeito de jogar. Adoro a ideia de dois volantes que saibam jogar com a bola, que não sejam só marcadores. É possível sim jogar assim. E Muricy caminha para colocar isso em prática. Laterais subindo alternadamente, se preocupando primeiro em marcar, recomposição rápida e bons zagueiros permitem que o esquema dê certo. A Europa joga assim. Por que não aqui? O que me preocupa é a qualidade dos zagueiros. Não tenho confiança nos nossos. Seria fundamental trazer alguém pra jogar. Sei que Breno é questão de tempo para se apresentar, mas em que condições chegará o jogador? Eu iria atrás de mais alguém.

Pato estreou muito bem, bem mesmo. Movimentação, luta, garra, toque refinado, vibração, viu-se tudo isso nele ontem. É visível que é bem quisto pelo grupo e isso é fundamental para que ele renda. Que assim continue.
 

Vale a pena mencionar Luís Fabiano. 189 gols pelo mais querido. Terceiro maior artilheiro da história. Que marca! Que jogador! Parabéns, Fabuloso! Que muitos gols venham pela frente.

Despedida de Juvenal Juvêncio 

Encerra-se o ciclo de Juvenal. Ciclo esse muito intenso. Tivemos de tudo nesse período: títulos, desclassificações, crescimento patrimonial, brigas, polêmicas, enfim, várias coisas, boas e ruins. Nunca concordei com a quebra do estatuto para o seu terceiro mandato. O São Paulo virou o que virou pela alternância no poder e uma oposição forte. Juvenal pode ser acusado de tudo, mas nunca foi omisso. Sempre tentou montar grandes times, nem sempre conseguiu. Agora é hora de ele descansar. Deixou, indubitavelmente, um clube melhor, mais valioso e mais preparado para se modernizar. Achei excelente a homenagem que fizeram a ele no vestiário. O discurso de Rogério Ceni, representando os atletas foi sincero. Juvenal merece todo o respeito. 

Fim das Eleições

Ainda bem que isso acabou. Chegam de brigas, discussões. Agora (sempre deveria ser assim, mas não foi) é um São Paulo só, nem amarelo, nem vermelho, mas sim VEMELHO, BRANCO E PRETO. O grupo de oposição, SPFCforte, fez um trabalho excelente, criando um verdadeiro espírito de oposição, ganhando corpo. Isso ajudará demais o São Paulo a crescer. Que o grupo siga como o próprio nome diz: FORTE. O mais importante agora é que todos pensem no São Paulo. O Tricolor precisa  se modernizar, modificar o Morumbi e bater de frente (no bom sentido) com seus rivais. A reforma do Morumbi, desde que viável, precisa sair. A votação se dará no dia da eleição presidencial, dia 16. Falando nisso, Aidar tem tudo para ocupar o cargo majoritário do clube. Gosto muito do seu estilo e suas ideias. É um aglutinador por natureza com espirito empreendedor e inovador. Acho que se isso ocorrer, o São Paulo estará em boas mãos.

Expectativa para o Brasileirão

Acho que precisamos de alguns ajustes para o São Paulo pensar no título. Precisamos de pelo menos um zagueiro de ótimo nível. Espero que Hudson seja uma boa opção para o meio. Escuto falar muito bem dele, mas seria injusto da minha parte opinar. Não conheço o jogador. Se ele for bem abre uma ótima oportunidade para um 4-4-2, com um meio formado por Hudson, Souza, Maicon e Ganso. Na frente, Pato e Fabuloso. Ainda teríamos Pabón e Osvaldo como excelentes opções, inclusive para mexer no esquema, no jeito de jogar.

Parei para pensar e também não vejo um time brasileiro que esteja bem melhor que os outros. Está tudo muito parelho: Galo, Grêmio e Cruzeiro estão um nível acima, pouca coisa, mas melhores, contudo, dividirão o começo do Campeonato Brasileiro com a disputa da libertadores. Precisamos usar o começo do campeonato para largar na frente. É fundamental que isso ocorra para as nossas pretensões.

É isso gente: Agradeço a todos pela leitura. É muito bom ter vocês por aqui. Adoro debater ideias e pontos de vistas. Sigam-me no Twitter: @guna004 -  Vamos debater?

Beijos as meninas, abraços aos rapazes!

3 comentários:

  1. Gunão, muito bom lê-lo novamente. Ótimo texto, análise consistente e lúcida.

    Na minha opinião, o jogo de ontem esteve à altura do ocaso da Era Juvenal: um time que não produz resultados proporcionais aos grandes nomes do seu elenco.

    Com todo respeito ao adversário, dada a discrepância de forças, não seria o caso do SPFC ficar mais de 60 minutos sem vazar a meta do CSA (entre o 1º e 2º gol). Sinal de que precisamos melhorar muito para sermos realmente competitivos.

    Sua análise foi correta quanto aos destaques individuais, porém falta conjunto. E num torneio de pontos corridos, quase sempre este fator é mais crítico que os talentos individuais.

    Que o próximo presidente tenha isso em mente para não repetir os erros da atual gestão.

    ResponderExcluir
  2. Grande Cae, sempre bom tê-lo por aqui. Falta muito ainda ao nosso tricolor. Pato encorpa o time, dá mais opções. Que venha o Brasileiro. Se tivermos um pouco de sorte (duro contar com isso, né?) podemos brigar lá em cima. Que o novo presidente traga novos ares e melhore nosso elenco. Time, até temos. Forte abraço e muito obrigado pelo comentário. Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Fala Guna! Desculpe-me o comentário tardio! Os últimas 10 dias foram loucura total!
    Belo texto! Retratou bem o que foi o jogo.
    Na política, vamos realmente torcer para a nova administração ir bem. Não podemos mais continuar como estamos.
    Tenho muitas esperanças (como sempre) no Brasileirão. É a nossa única chance este ano de engrenar em uma nova era no futebol. Todos estão muito otimistas com o Pato. Espero que esta crença se verifique. Nunca achei ele um bom jogador mas entendo que ele encontrou no SPFC uma boa aceitação e isto pode ajudá-lo. Tomara... Apesar da necessidade de entrosarmos enquanto conjunto, destaques individuais muitas vezes ajudam a catalisar o time e, com Pato e Fabuloso jogando bem, isto pode ajudar a motivar o time como um todo, principalmente nossa zaga combalida, nosso calcanhar de Aquiles. Forte abraço

    ResponderExcluir