Ads 468x60px

Blogger Tips And Tricks|Latest Tips For Bloggers Free Backlinks

14 de abril de 2014

Brasileirão 2014: O que esperar do Tricolor?


Expectativa para o Brasileirão 2014



Finalmente acabaram os campeonatos estaduais, pelo menos na maior parte do Brasil. Aliás, dos 4 torneios que mais chamam a atenção, SP, RJ, MG e RS, três tiveram erros gravíssimos de arbitragem. O Mineiro e o Carioca foram decididos diretamente por interferência da arbitragem. O Paulista só foi para as penalidades máximas também por erro do arbitro, ou melhor, de seu auxiliar. Lamentável, não? Faço questão de parabenizar o Ituano pelo título Paulista. Feito Histórico do time de Itu. Passou pelos 4 grandes, não perdeu de nenhum deles e foi campeão com todas as honras. Tenho um grande amigo que participa da gestão do Ituano e tenho conhecimento de que o trabalho é muito sério e inovador. No primeiro ano de gestão já foram campeões paulista. Estão de Parabéns! Agora me pergunto: O que vão falar o Sr. Mano Menezes e o Romarinho? Para o bem de todos, melhor não falarem nada. Nunca mais...

A participação do São Paulo no certame regional foi pífia, vexatória. Do elenco que disputou o paulista para o que disputará o Brasileiro tivemos a chegada de dois atletas: Alexandre Pato, reforço de respeito para o ataque e para mudar o jeito da equipe jogar, e o volante Hudson, vindo do Botafogo de Ribeirão. Do volante, não posso falar, pois não o vi jogar. As informações são boas, mas é sempre bom esperar pra falar, pois nunca sabemos como um jogador vindo de um time menor reagirá com a camisa de um grande, ainda mais de um GIGANTE como é o São Paulo.

É bem verdade que o time foi se montando com o campeonato em andamento. Chegaram Luís Ricardo (esse já chegou mesmo? Parece que não.), Álvaro Pereira, Souza, Pábon. Nada que justifique a injustificável eliminação para o Penapolense, mas acredito em um time mais coeso para a disputa do Brasileiro.

O time base para esse início de competição dever ser: Rogério Ceni; Douglas, Rodrigo Caio, Antonio Carlos e Álvaro Pereira; Souza, Maicon, Ganso e Pato; Luís Fabiano e Osvaldo. Escalei com a formação de 4-4-2, mas isso não quer dizer absolutamente nada. No jogo contra o CSA vimos PH Ganso, sem a bola, pela direita, e com a bola, centralizando mais. Já Pato rodou por todos os setores, do meio e do ataque. Osvaldo jogou mais pela esquerda e Luís Fabiano entre os zagueiros. A saída de bola partia dos volantes, e os alas subiam alternadamente, com Álvaro Pereira mais preso à marcação.

Dos 11 titulares tenho forte preocupação com nossa zaga: Não vejo em Rodrigo Caio e Antônio Carlos bons zagueiros. Ainda mais em um esquema em que se joga com 3 atacantes e 2 volantes que saem para o jogo. Douglas tem quebrado bem o ganho pela direita e o uruguaio tem sido excelente pela esquerda.

Agrada-me o fato de termos dois volantes que saem para o jogo, contudo para que isso funcione há que se ter muita consciência tática e atacantes que recompõem rápido sem a bola, fechando os espaços. Osvaldo faz muito bem esse papel e PH Ganso foi bem nesse sentido contra o CSA. Sei que o CSA não é parâmetro, mas o meia fez o seu papel. Até Pato voltou para ajudar. Terá que fazer isso mais vezes.

A entrada do Alexandre Pato no time encorpou demais a equipe. Pato é versátil. Faz às vezes de atacante e também de quem vem de trás. Fez o gol entrando rodado, mais pela direita, mas cansou de aparecer pelo lado esquerdo e também vindo com a bola dominada de trás, dividindo assim a responsabilidade exclusiva do Ganso na armação da equipe. É inteligente com e sem a bola. Estou esperançoso quanto a sua participação nesse campeonato brasileiro. Pode nos ajudar muito.

Não vou ficar aqui dizendo as opções de escalação que Muricy tem na mão. Ficaríamos aqui até amanhã se fizesse isso. Entendo que temos um time (11 jogadores) de razoável para bom, entre os 7 melhores do campeonato: Grêmio, Atlético Mineiro e Cruzeiro entendo que são melhores que o São Paulo, não muito, é verdade. Mas melhores. Do mesmo nível do Tricolor entendo que Santos, Corinthians (a chegada do Elias melhora muito o time sem cor) e Internacional.

Agora o que me preocupa demais é a qualidade do nosso elenco; No gol, o bom e “velho” Denis. Sem problemas. Acho que na maioria das vezes substituiu bem ao M1TO. Na alas começam nossos problemas; Luís Ricardo ainda não estreou pelo São Paulo, não mostrou uma boa partida sequer até então. Na esquerda, Reinaldo. Sabemos que pra ele a bola tem bico... Na zaga, a coisa piora: se a titular não me passa confiança, imagine com Paulo Miranda e Edson Silva. Fico imaginando todos de mãos unidas pedindo ajuda ao Santo Paulo. No meio, que Hudson seja uma boa opção, porque Wellington e Denílson (esse ainda existe?) não servem pra nada. Há quem diga: temos João Schimdt. Mas será que Muricy conta com ele? Deveria eu sei, mas não é perfil do nosso treinador utilizar jovens promissores. Para a meia, ficamos restritos ao Boschillia, outro jovem promissor. O que se pode fazer também, na ausência de Ganso, é deslocar Maicon para a armação e entrar com outro volante (desde que não sejam nem Wellington, nem Denílson). Para o ataque temos Ademilson (quem?), Ewandro, Pabon. Pabon acaba sendo a melhor opção, mas ainda não se encontrou de fato no Tricolor. Ao menos fez alguns bons jogos no Paulista. Admilson não conta e Ewandro também deve sofrer com Muricy.

O campeonato será desgastante, pois teremos menos datas por causa da copa do mundo. Além disso, jogaremos a copa do Brasil (não é certeza jogarmos a Sul-Americana). Não temos elenco para repor as peças e jogar duas competições tão importantes em bom nível. Tenho severas dúvidas quanto a isso.

Precisamos contratar. Não dá para ficar esperando o Breno voltar para fortalecer a zaga. Precisamos de uma peça imediatamente para zagueiro, para chegar e jogar. Lembro a todos que Manoel está disponível. Sempre gostei do zagueiro no Atlético Paranaense. Eu traria mais um volante, independente da característica, mais um jogador com característica de armação e um atacante. Minha lista de dispensa teriam: Edson Silva (desde que alguém fosse contratado), Carleto ou Reinaldo, Ademilson, Denílson, Wellington, Clemente, Fabricio. Não estou falando em encostar, treinar em separado, mas sim em enxugar a folha de pagamento.

E ai? Estão confiantes para o campeonato Brasileiro? Até onde nosso Tricolor pode ir? Titulo? Libertadores? Confiam no Time? E no elenco? Quem contratariam? Quem dispensariam? Meu twitter é @guna004. Sigam-me lá. Vamos debater. Lá e aqui, o São Paulo sempre está em primeiro lugar. Beijos as meninas, abraços aos rapazes.

2 comentários:

  1. Gunão, vejo o SPFC numa situação singular e de transição. Ainda não sabemos o que esperar da nova diretoria; tampouco sabemos se esta será de fato uma nova diretoria, ou um continuísmo da atual.

    O fato é que as campanhas pífias dos últimos anos alijaram o SPFC de receitas expressivas. Isso impacta as finanças e reduz as opções de contratações, o que é especialmente ruim nos campeonatos de tiro longo como o Brasileiro.

    Se isso nos limita ainda mais ao atual elenco, então que deste receba a devida atenção do treinador e da comissão técnica, de modo a acertar os posicionamentos em campo para evitar correrias (e lesões) desnecessárias.

    O Brasileiro terá a interrupção da Copa. Essa quebra de ritmo pode ser boa ou ruim, dependendo do andar da carruagem na época. Tomara que o SPFC inicie bem o campeonato para não passar sufoco depois ou ser negativamente influenciado pela interrupção em junho/julho.

    Não me entusiasmo com nenhum atleta em particular. Acho que falta conjunto, e este deveria ser o principal objetivo do treinador neste ano, até por dar ao Ceni um time à altura da sua última temporada profissional. Que Muricy tenha esta lucidez.

    ResponderExcluir
  2. Grande, Cae! Sempre muito bom tê-lo por aqui. Entendo que o segredo para ir bem nesse campeonato será o seu início. Quem pular na frente, antes da interrupção para a Copa do Mundo, levará muita vantagem. 3 das grande forças estão envolvidas com a Libertadores e isso também pode nos ajudar, já que o foco dessas equipes não será o Brasileiro. Fizemos poucos bons jogos esse ano, mas nesses que fizemos, minha impressão foi boa. O importante será fazer com que boas apresentações virem uma constante. Isso ainda não ocorreu, nem com Muricy. Estaremos sempre na torcida. Forte abraço!

    ResponderExcluir