Ads 468x60px

Blogger Tips And Tricks|Latest Tips For Bloggers Free Backlinks

19 de janeiro de 2014

A primeira impressão é a que fica?


Se isso for verdade, São Paulino prepare-se, teremos em 2014 um novo 2013, ano, no meu julgamento, o pior de nossa história.

É de senso comum ouvir que o começo de temporada é muito difícil. Pouco tempo para se trabalhar, jogadores sem ritmo de jogo, calor em excesso, os adversários do interior estão se preparando há mais tempo... Enfim, acho que tudo é verdade. Mas será que mesmo assim não é possível vencer o Bragantino? Se não estiver enganado (e infelizmente não estou) nosso três rivais venceram em suas estreias.

Não sei você, mas eu fiquei com a nítida impressão que 2013 não acabou. Vi no jogo de ontem uma continuidade do ano passado. Um Dejavu que não gostaria de sentir.

Entramos em campo com um, na teoria, 3-5-2, com Ceni; Rodrigo Caio, Denilson e Antonio Carlos; Luis Ricardo, Wellington, Maicon, Ganso e Reinaldo; Luis Fabiano e Ademilson. Porque eu digo na teoria; porque na prática, o time, principalmente com a bola nos pés se transformava em qualquer outro esquema. Luis Ricardo subia (como é de sua característica), Rodrigo Caio abria pela direita, Denilson fazia às vezes de zagueiro, Wellington avançava, enfim, desculpem o termo, um pandemônio. Time estático, sem movimentação, PH Ganso sobrecarregado na marcação, volantes que deveriam mudar de profissão e serem modelos, afinal não correm, desfilam em campo, Luis Fabiano sem receber bolas, Reinaldo completamente fora do jogo. Nada se salvou, nem Rogério Ceni, que falhou no previsível gol do Bragantino, nem Muricy, que escolheu um time com 4 volantes, sendo 2 deles improvisados.

Percebendo que o time estava descompensado, Muricy fez uma boa alteração: Colocou Canete no lugar de Denilson, que, pra variar, tomou cartão amarelo no primeiro tempo. O time ficou mais compacto, com mais aproximação, permitindo maior criatividade ao meio campo, mais especificamente a PH Ganso, não mais sobrecarregado pela entrada do meia argentino.

Quando as coisas pareciam melhorar, encaixar melhor, um pombo sem asa do jogador Bragantino acabou com as pretensões tricolores. Que chutaço! Belo gol, sem nenhuma culpa do M1TO.

Canete entrou bem na partida, deu mobilidade, abriu pelos lados, fez passes, finalizou. Gostei da presença do argentino. Se mantiver a cabeça no lugar pode cavar um lugar no time.  Muricy pôs ainda mais o time pra frente com Osvaldo no lugar do Maicon. (Douglas no lugar de Luis Ricardo foi uma troca simples). Dominamos mas não fomos capazes de marcarmos. O que vi de bom? Um Luis Ricardo se apresentando, chegando ao fundo, um PH Ganso com visão de jogo, bons passes, um Luis Fabiano aguerrido, lutando. Só. Ademilson deixa muito a desejar, é atacante, deveria viver de gols. E isso está muito longe de ser realidade. Cisca, corre, até dribla, mas não finaliza bem e não dá assistências...

Ficaram nítidas as carências do time: Zagueiro, Volantes (esse no plural, não temo um que serve), Segundo e primeiro atacantes. Precisamos disso com urgência. Pra ontem. Sei que contratações estão difíceis, é um ano difícil por ter copa do mundo, os salários hoje em dia são astronômicos, mas não dá pra ficar só com esse elenco. Precisamos de mais, se não, sofreremos muito esse ano. 2013 não pode ser esquecido, nossa diretoria tem que tirar lições do pior ano de nossa história. Insistir no erro é burrice...

Jadson

O jogador, que no meu time seria titular, no meio, junto com PH Ganso, não foi nem relacionado por Muricy para ir até Bragança. Estaria o jogador sendo negociado? Especula-se em propostas do futebol inglês e chinês. Agora jogador que pode ser vendido não pode atuar?

Álvaro Pereira

A confirmar a contratação do lateral esquerdo uruguaio (ainda não anunciado oficialmente pelo São Paulo) será muito bem vindo, ainda mais pelo fato de ser uruguaio (não preciso citar aqui ídolos tricolores com essa nacionalidade). Reinaldo não pode ser titular do nosso time. Um jogador que foi (ou é) titular da seleção uruguaia e foi contratado pelo Inter de Milão deve ser melhor que nossas três opções (Reinaldo, Clemente e Carleto). Aliás, com a vinda de Álvaro, dois poderiam deixar o clube, diminuindo nossa folha salarial.

Copinha

Assisti a goleada sofrida pelo nosso Tricolor frente ao Atlético Mineiro. Sabemos que jogávamos com uma equipe muito jovem e isso faz diferença. Claro que fiquei triste pelo resultado, mas o alento foi ver o menino Boschilia jogar bola. E como joga! Passe, deslocamento, lançamentos. Jogador de cabeça erguida, muito promissor. Há que se tomar cuidado para lança-lo. Estamos em um momento pra lá de conturbado, e, precipitar-se no lançamento de um talento desses pode dificultar as coisas para o atleta. Muito de falou também de Ewandro e Auro, desses não posso falar, pois não os vi jogando. Sei que os três subirão ao profissional. Boa sorte aos meninos e cautela para se lidar com eles, Muricy.

Eleições

Deixei para o fim o assunto mais chato de todos. Pagamos um preço hoje pela má gestão de Juvenal Juvêncio e sua diretoria, principalmente, em seu, lamentável (em todos os aspectos, mas principalmente pela quebra do estatuto) terceiro mandato. JJ teve todo o poder na mão quando foi eleito pela terceira vez (a eleição foi um massacre em seu favor) e na prática vimos o time piorando ano a ano. Com a terrível administração criou-se um ambiente proveitoso para o surgimento de uma oposição e assim aconteceu. Por si só o surgimento de uma oposição é benéfica ao clube. Não há governo competente sem fiscalização, sem cobrança, sem alguém para fazer o contra ponto.

Contudo, pela oportunidade de se ganhar a eleição, a oposição vem, digamos de maneira coloquial “causando” no dia a dia do clube. Com as redes sociais, novas personalidades são criadas e usam o que chamamos de marketing de guerrilha. Funcionam como partidos anões. Batem, criam confusão, discutem, geram polêmicas sem que os “cabeças” apareçam. Sei que o método é plausível, corriqueiro, mas não gosto desse estilo. O São Paulo não é posto em primeiro lugar e isso sim pode refletir dentro do campo. Pergunto: Não seria possível sentar-se a mesma mesa os líderes dos lados opostos e definirem assuntos importantes como, por exemplo, a cobertura do Morumbi? Lembro a todos que boa parte dos que sentam em mesas diferentes hoje, há pouco tempo atrás, dividiam a mesma mesa. É impossível colocar o São Paulo em primeiro lugar? Será que não está claro a todos que com esse processo o clube tem muito a perder? Seriam os egos dos envolvidos (situação e oposição) maiores que o próprio clube?

Torço muito para que abril chegue logo. É importantíssimo criar um novo modelo de gestão para o São Paulo. Não dá mais para se continuar com joguetes como diretores e um comandante centralizador. Não estou falando de lado A ou B. Estou defendendo claramente que o modelo que temos hoje é ultrapassado, retrógado e perdedor. Oposição ou Situação, vencendo, precisam implantar um novo modelo, gerido por resultado, com metas claras estabelecidas, modelo de orçamento implantado, favorecendo a base do clube e zelando por seu associado.

Marco Aurélio Cunha, por quem tenho profunda admiração e respeito, precisa ter um cargo no futebol do clube. Sabe tudo do meio. Conhece o boleiro e tem inteligência suficiente para comandar também o negócio. Não se pode desperdiçar um potencial desses. Agora, precisa se posicionar contundentemente sobre a história da cobertura do Morumbi. Precisa esclarecer oficialmente o que pensa seu grupo, sem tática de guerrilha, sem anões. Precisamos saber de fato quem atravanca o que considero o passo mais importante do clube desde a construção da nossa casa sacrossanta, o Morumbi. É a Situação que se nega a dar informações do projeto ou a Oposição não o aprova porque beneficiaria a Situação em abril nas eleições? Marco, Dr. Kalil, um posicionamento oficial de vocês seria importantíssimo. O espaço aqui é de vocês.

E para a Situação, meu recado é claro. Esqueçam as eleições. Temos um problema muito maior nas mãos. O time do São Paulo é muito aquém do que tem que ser. É fraco, não condiz com nossa história. Mudem isso. Se estão aí é porque podem criar situações que permitam se desfazer de jogadores para trazerem outros. Precisamos de reforços, caso contrário, 2013 pode se repetir de maneira ainda mais trágica...

É isso aí, fico por aqui. Como sempre, todo comentário é bem vindo. Sigam-me no twitter: @guna004. Estou lá para debatermos e, como sempre, o São Paulo está sempre em primeiro lugar. Beijos as meninas, abraços aos rapazes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário